SAP MII - Do problema a melhor solução

Hoje estarei comentando sobre alguns problemas que podemos resolver com o SAP MII e reforçar o que significa a palavra MII e algumas dicas de como melhor usar a ferramenta dentro da sua empresa.

m = manufaturing
A ferramenta pode ser usada em qualquer indústria.

i = integration
Exemplos mais comuns:
1 – Um sistema de apontamento de produção integrado com o seu SAP PP, baixando detalhes de ordens de produção, receitas, material, planejamento, etc....
2 – Um sistema de manutenção – Abrir notas de manutenção no SAP PM quando algo acontecer constantemente com regras de negócio definidas no SAP MII, detalhes de equipamento, locais de instalação, etc...

Você pode conectar em bases OLTP como Oracle, SQL Server, MySQL, DB2, etc...
Você pode conectar em bases OLAP como BW e qualquer outra base de dados DW.
Você pode conectar com sistemas SCADA, HMI, DCS, Sistemas de manutenção, Sistemas MES, PIMS, LIMS, WebServices, ERP Sistemas – conectores nativos com SAP, Planilhas de Excel, OPC, Balanças, etc... 

i = intelligence
Exemplos mais comuns:
1 – Relatórios comparando dados de produção planejada SAP com produção realizada.
2 – Relatórios de paradas de equipamentos e os principais motivos.
3 – Análise de KPIs, Taxas de OEE, Alertas, Telas Sinóticas, etc...

O SAP MII é uma ferramenta completa e sem limites é como uma linguagem de programação, você pode desenvolver desde um simples sistema de relatórios buscando informações em diferentes bases até um complexo sistema de apontamento de produção personalizado com suas regras de negócios, é possivel aplicar metodologias e normas com a ferramenta, fica á seu critério decidir onde melhor a ferramenta se encaixa com suas soluções.

Acredito que além de todas as facilidades que a ferramenta proporciona o que chama mais a atenção das empresas que possuem o SAP como sistema são os conectores nativos com a ferramenta SAP MII e escrever regras de negócio de forma rápida e caso necessite de uma mudança não seja algo catastrófico com meses de desenvolvimento.

Continuando esse raciocínio segue algumas perguntas básicas.

1. Você possui um sistema de produção? Ele está totalmente integrado?
2. Você possui um sistema de manutenção? Ele está totalmente integrado?
3. Você utiliza de relatórios que depende de informações que estão em diversos sistemas para tomada decisões? O seu sistema contempla essa necessidade ou você depende de alguém para fazer esses relatórios e que podem estar sujeito a erros?
4. Você possui regras de negócio que depende de outros sistemas para criar uma nota de manutenção no SAP PM?
5. Você possui uma tela sinótica com os principais indicadores e informações de diferentes bases?
6. Você sabe por quanto tempo o seu equipamento parou de funcionar e quais foram os principais motivos?
7. Você possui um sistema de qualidade? Ele esta totalmente integrado?

Quando falo a palavra integrado estou falando de hardware e software, exemplo: Balanças, sistemas MES, PIMS, LIMS, ERP, etc...

Esses são alguns dos problemas que o SAP MII pode te ajudar a resolver.

Segue algumas referências:

http://www.sap.com/solutions/manufacturing/manufacturing-intelligence-software/customers/index.epx

O SAP MII ajuda a reduzir custos, melhorar processos, qualidade dos produtos e também é possível disponibilizar informações em tempo real para tomada de decisões em sistemas de terceiros ou qualquer hardware que esteja na sua rede que possua um Browser ou que possua uma entrada de vídeo para disponibilizar a aplicação, exemplo:

- Monitores - computador padrão
- HandHelds com leitores de código de barra
- IHM’s
- Smartphones e celulares
- IPad’s
- Etc...

Muitas pessoas me perguntam como acionar uma função do meu celular e disponibilizar um gráfico em um telão para responsáveis visualizar.

Imagine uma tabela com as seguintes colunas - isto é apenas um exemplo de como fazer, explicando de forma bem simples e objetiva, porém cabe a empresa responsável definir as regras para seu negócio e aumentar a complexidade do projeto.

- ID_TELA
- NOME_TELA
- POSICAO_TELA
- URL_TELA
- STATUS_VISUALIZACAO = 0

Ao acionar um botão no seu celular o programa aciona uma função para alterar a coluna STATUS_VISUALIZACAO = 1 e na sua tela sinótica existe um programa que fica atualizando em determinado tempo e disponibilizando as telas com STATUS_VISUALIZACAO = 1 na POSICAO_TELA = X, fazendo isto pronto resolvido o seu problema e isso vale para um celular, IHM, qualquer dispositivo que tenha acesso a esta função no sistema.

Vale lembrar que seu celular deve estar conectado na mesma rede que o servidor SAP MII, seja uma intranet ou internet o recurso é o mesmo, porém acho muito difícil uma indústria disponibilizar este recurso na internet ou até mesmo disponibilizar acesso a dispositivos móveis que não estejam cadastrados para acesso ao sistema e disponíveis na sua rede.

Outra funcionalidade muito comum é o SAP MII enviar mensagens SMS ou e-mails com status de equipamentos, relatórios, etc...

A ferramenta esta disponível para você usar, inovar e criar softwares com qualidade sempre seguindo as melhores práticas da ferramenta.

http://www.sdn.sap.com/irj/scn/index?rid=/library/uuid/f08d7ae2-6f56-2c10-50b4-8a3bb1d43502

Segue abaixo 5 regras da ferramenta para facilitar o entendimento.

1. Extrair: Consultar a diversas fontes de dados.
http://sapmii.blogspot.com/2009/07/conectores-sap-xmii-115.html



2. Transformar: Qualquer consulta feita pelo SAP MII em qualquer base de dados é montado um esquema de XML unico.
http://sapmii.blogspot.com/2009/07/query-template-sap-xmii-115_30.html


3. Integrar: Desenvolver regras de negócio de maneira rápida, misturando e integrando informações de diferentes sistemas.


4. Personalizar: Objetos gráficos, grids, etc... tudo que possa ser exibido com a ferramenta.
http://sapmii.blogspot.com/2009/07/applets-servlets-e-sap-xmii.html


5. Entregar: Para sistemas de terceiros ou para uma tela.


Abraços e até a próxima...

0 comentários: