Antes de começar aprender

O SAP MII™ possui como plataforma de desenvolvimento a WEB e requer alguns conhecimentos básicos para se trabalhar com a ferramenta.

- HTML, CSS
- Javascript, Ajax
- MER, SQL Server, Oracle, PL-SQL e T-SQL
- XML, XPATH e XSLT
- Conhecer alguma linguagem de programação WEB de preferência Java
- Conhecer o básico dos módulos do SAP: PP, PM, MM, QM

Além das tecnologias citadas acima que são de conhecimento de um profissional de TI existem outras que devemos levar em conta que são elas:

- Integração Fábrica com o SAP R3 ( www.sap.com )
- Conhecer transações básicas no SAP R3 para consulta e testes
- Desenvolvimento de interfaces amigaveis para os operadores
- Interfaces de análise e alertas para tomada de decisão
- Aplicação de metodologias (OEE, SixSigma, CEP, Etc)
- Conhecer Historiadores, Conectividade OPC, Etc

Já deu para ter uma idéia da quantidade de coisas que você terá que trabalhar no dia a dia. Os projetos SAP MII são diversos, existem empresas que utiliza apenas para integração sem interface, outras já desenvolvem todo seu sistema de apontamento de produção e tem outras que utilizam para criar gráficos e tomar decisões importantes dentro da fábrica, etc.

A SAP Brasil já disponibilizou um curso de SAP MII e eu tive o privilégio de ser o primeiro instrutor, posso te dizer que o curso está bem completo e vai deixar você pronto para o dia a dia no chão de fábrica, mais claro tudo que você aprender você deve treinar para a cada dia se especializar mais na ferramenta e ficar atendo a seus bugs, atualizações e truques. Abaixo segue o link do curso na SAP.

SCM380 - SAP MII - Manufacturing Integration and Intelligence Fundamental

Posso dizer que o mais importante para um profissional que deseja aprender SAP xMII é que ele tenha um perfil WEB e com ótimos conhecimentos de XML, XPATH e XSL pois existem momentos que você irá precisar de performance dentro do seu sistema e utilizando seu conhecimento vai ser bastante util.

Aconselho você ler antes de começar sobre a ferramenta e entender bem o seu conceito, no meu site explico um pouco sobre a ferramenta e falo sobre sua história.

- SAP MII - Visão geral
- SAP MII - Histórico

Um abraços a todos e espero que gostem do blog :)

0 comentários: