Applets, Servlets e SAP xMII

Applet e Servlet, são 2 nomes muito importante no nosso dia a dia, entender o seu conceito é fundamental, porque é através dele que iremos criar nossas ações e exibições em uma página WEB através da ferramenta SAP MII.

APPLETS

Um APPLET é um programa escrito na linguagem de programação Java que pode ser incluído em uma página HTML.

Todas as vezes que você usar uma tecnologia JAVA APPLET browser o código APPLET é transferido para máquina cliente e executado pelo navegador da Máquina Virtual Java (JVM). Para inserir um APPLET na página HTML refere-se ao uso da tag "APPLET". No link abaixo segue exemplos de applets.

Exemplo de applets

Se você quiser saber mais sobre applets segue um link bem legal abaixo, explicando de forma simples sua utilização.

Mais sobre applets

SERVLET

Servlet é basicamente um programa escrito na linguagem de progrmação Java que dinamicamente processa requisições e respostas, proporcionando dessa maneira novos recursos aos servidores. A definição mais usada considera-os extensões de servidores.

A Java Servlet API (no pacote javax.servlet) proporciona o desenvolvedor a adicionar conteúdo dinâmico em um servidor web usando a plataforma Java.

Essa tecnologia disponibiliza ao programador da linguagem Java uma interface para o servidor web (ou servidor de aplicação), através de uma API. As aplicações baseadas no Servlet geram conteúdo dinâmico (normalmente HTML) e interagem com os clientes, utilizando o modelo request/response. Os servlets normalmente utilizam o protocolo HTTP, apesar de não serem restritos a ele.

Um Servlet necessita de um container Web para ser executado. Um exemplo de container o Tomcat,Jetty ou o utilizado na versão 11.5 chamado New Atlanta’s ServletExec

Agora irei explicar a estrutura de um APPLET desenvolvido a partir da ferramenta SAP xMII.



Um APPLET XMII é composto apenas um QUERY TEMPLATE e um DISPLAY TEMPLATE.

Query - Template: Todas as consultas em bases de dados conectadas ao SAP xMII serão feitas através de um query - template.

Display - Template: Uma vez tendo os dados gerados a partir de query-templates podemos exibi-los em nosso applet em diferentes estilos e formatos e para isso iremos criar display - templates.

Abaixo irei demonstrar apenas uma prévia dos possíveis display - templates:

GRID


CHART - BAR


CHART - PIE


CHART - LINE


COMBO - LIST


COMBO - Drop-Down


Estes são apenas alguns exemplos de Display que irei citar por aqui, você pode visualizar todos os seus tipos através do ....HELP do SAP xMII.

Abraços galera até mais

0 comentários: