Query Template - SAP xMII 11.5

MIIrs hoje estarei apresentando uma área da ferramenta que iremos utilizar constantemente no nosso dia a dia.

Com query-templates que iremos efetuar consultas em diferentes bases de dados. Mas antes de começar irei explicar seus tipos de query-template disponiveis no SAP MII, ou seja para cada tipo de consulta em uma base de dados você deve utilizar um tipo especifico. Veja abaixo uma imagem mostrando uma lista com os tipos que existem na ferramenta.



TagQuery
É usado para acessar informações em Historiadores e HMI (Human Machine Interface). Conseguimos consultar TAG's disponiveis nestes sistemas pegando valores corrente, valores em espaço de tempo e informações de estatistica.

SQLQuery
É usado para acessar informações em bases de dados transacionais (OLTP) ou seja SQL Server, Oracle, MaxDB, MySQL, Etc.

AlarmQuery
É utilizado para consultar alarmes e eventos disponiveis em sistemas DCS, HMI/SCADA, Etc.

XMLQuery
É usado para acessar informações em arquivos XML. Por exemplo você acessa um XML disponivel em uma URL ou em algum lugar do seu computador disponibilizado por qualquer outro sistema.

Você pode usar o Transform para transformar uma entrada XML no modelo de arquivos XML para SAP MII. Veja abaixo o formato XML MII.

XacuteQuery
É usado para exibir informações de uma Transaction (Business Logic Services) em um applet SAP MII.

Atenção: Não confundir "Transaction" com transações no SAP. Transaction no MII são programas escritos utilizando o "Business Logic Services"

OLAPQuery
É utilizado para acessar informações em uma base de dados OLAP. Neste tipo é utilizado MDX Queries para efetuar consultas em CUBOS.

AggregateQuery
Esse tipo de consulta é utilizado para efetuar diversas consultas e retornar apenas um documento XML MII. Por exemplo você pode executar 2 query - template ao mesmo tempo e retornar apenas um resultado XML.

Após entender esses tipos de consultas irei explicar um fato importante do MII. Lembra o que eu comentei no Blog sobre MII? Novamente irei refrescar sua memória.

“utilização do padrão XML para normatização dos dados de diferentes sistemas legados em um formato universal”

Isso mesmo!!!! Indiferente da base de dados que consultarmos (Historiador, SQL, Alarm, OLAP, Xacute, Aggregate) o SAP MII irá me retornar um unico tipo de XML.

Veja abaixo um modelo de XML SAP MII.



O serviço Query Templates está disponivel no Menu Data Services. Veja abaixo a tela onde se cria query template.



Ao Clicar no botão "Novo" irá abrir o Popup



Escolha o tipo SQLQuery e veja a tela abaixo.



Para cada tipo selecionado essa tela se altera, ai vai da sua curiosidade aprender mais .... sobre query templates

Abraços MIIrs espero ter ajudado com Query Templates até a próxima

0 comentários: