SAP MII e a plataforma NetWeaver

Estou há algum tempo prometendo este "post" sobre a nova plataforma de desenvolvimento com a ferramenta SAP MII, muitas pessoas e inclusive desenvolvedores tem dúvidas do que é o SAP NetWeaver e quais seriam as vantagens de migrar o SAP xMII 11.5 para a versão 12.X.

Antes de continuar vamos recordar a versão 11.5:

SAP xMII 11.5 - 2005 - 2008
  1. IIS - Internet Information Service - Servidor Web da Microsoft
  2. ServletExec - New Atlanta - Servidor Web Java
  3. Integração com SAP: BC / JCO / SAP WAS /  IDocs
  4. Versão da JVM para servidor: 1.4.2_07 - obrigatório para servidor, os clientes pode ter a versão 1.4.2_19 - saber mais
  5. Guarda configurações em arquivos XML
Em janeiro de 2008 foi lançada a versão 12.0 abaixo segue um breve preview

SAP MII 12.0 - 2008
  1. SAP NetWeaver 7.0 - http://www.sap.com/brazil/platform/netweaver/index.epx
  2. Versão da JVM 1.4.2_12 - Não pode ser a versão 1.5.0
  3. Obrigatório um banco de dados - SQL Server, Oracle, etc.... 
  4. Pode ser instalado no Linux, Windows, etc... 
  5. Novo conector - JRA 
  6. Message Services: IDocs, RFC e WebServices
  7. Usuários controlado pelo SAP NetWeaver User Management
  8. Maior integração com servidor NetWeaver e seus serviços
  9. Guarda configurações em Banco de dados
  10. Import e Export de projetos muito mais fácil
  11. Data Buffer
  12. Usa applet's usando o Java - AWT (Abstract Windowing Tollkit)
Após o lançamento de um documento da SAP todos nós ficamos na expectativa da versão SAP MII 12.1, porém antes disso temos acompanhado as diversas versões da ferramenta e suas atualizações disponiveis no MKP. 12.0.1 / 12.0.X, etc.... 

Depois de muito tempo de espera estamos enfim na versão 12.1 e já começou a dança das versões nesta versão 12.1.X porém com uma diferença, em cima do SAP NetWeaver CE 7.1.

O SAP Netweaver CE 7.1 em produção deve ser um servidor sobre plataforma de 64 bits, vejo como ponto negativo para empresas que migraram o SAP xMII 11.5 para a versão 12.0 32 bits pois terão que fazer um upgrade de hardware para adquirir esta nova versão, uma coisa posso garantir o upgrade vale a pena! 

SAP MII 12.1 - 2010 - Tudo que tem a versão 12.0 com melhorias fundamentais
  1. SAP NetWeaver CE 7.1 (Composition Environment)
  2. Versão da JVM - 1.5 (Não podemos usar 1.5.0.07,1.5.0.08 e 1.5.0.09) tanto no servidor como em clientes
  3. Novas variáveis dentro do Business Logic - Transactions  (List, Map, etc...)
  4. Applets novos utilizando a nova biblioteca chamada Swing e descartando a antiga biblioteca java  AWT
  5. Diversas melhorias nos applets dos tipos de visualização chart e grid
  6. Novos grupos de usuários com permissões especificas
  7. NWDI Transporte entre versões
  8. Novo framework PCO - Plant Connectivity 2.0
Link sobre a nova versão 12.1

http://www.sdn.sap.com/irj/scn/go/portal/prtroot/docs/library/uuid/901c6d6b-f6b2-2b10-6899-ce956d4efb5e?overridelayout=true

O que é o SAP NetWeaver?
Desde a decada de 70 a SAP é embasada em uma linguagem de programação proprietária com o nome de ABAP, a partir de meados da decada de 90 então foi lançado o SAP NetWeaver que tomou forma como um servidor de aplicações com diferentes produtos que são alicerçados por um servidor de aplicação J2EE, veja a imagem abaixo.


Abaixo irei resumir o servidor de aplicação da SAP.

Application Plataform - Web Application Server
Antes de iniciarmos é importante comentarmos sobre um dos conceitos básicos da SAP que é o isolamento de processos em seus softwares, exemplo: imagine que você abra o Microsoft Word e depois o Excel e caso o Word trave ele também feche o Excel isto seria muito ruim, porém, com o fato de isolarmos os processos isto não ocorre em nosso sistema operacional e também não ocorre em servidores de aplicações Java.

Process Integration - XI (Exchange Infrastructure)
Os fornecedores de software evoluiram e agora o que fazer com programas que não podem ser reescritos, diante deste cenário surgiu a oferta de servidores de integração ou middlewares de integração com a finalidade de integrar diferentes aplicações em diversas camadas.

Business Intelligence
Uma camada de inteligencia do negócio, consiste em permitir que se faça a digestão do processamento e administração das informações extraida de várias fontes, esta extração indo para um ponto mais técnico consiste em ler arquivos ou estruturas em conformidade com diversos padrões.

Com as informações extraidas é disponibilizado relatórios para tomada de decisão, análises e relatórios. O NetWeaver possui uma API que permite o desenvolvimento de aplicações para acessar, manipular e mostrar tanto dados tabulares quando multidimensionais.

Enterprise Portal
É um produto que se beneficia de um ambiente integrado ou seja é a cara da empresa, ele é o ponto inicial de acesso as informações de uma organização. Nesta área em termos de desenvolvimento Java temos o desenvolvimento de componentes denominados iViews. O desenvolvimento de uma iView é bastante similar ao desenvolvimento de um Servlet.

Knowledge Management
O conhecimento de uma empresa pode ser expresso por documentos, e-mails, cartas, notas, anuncios, apresentações, planilhas, etc... e nós podemos recuperar esses documentos a qualquer momento por meio de seus atributos como nome, extensão, data e outros.

SAP Master Data Management
Fundamental em um mundo de aplicações distribuidas e heterogêneas reside em como ter um visão unificada dos objetos fundamentais. Vamos considerar objetos fundamentais tudo aquilo que faz sentido para o negócio, por exemplo, clientes, fornecedores, produtos, funcionários, etc...

SAP Mobile Infrastructure 
Tecnologia de comunicação e acesso da SAP embasado em uma versão J2ME. Este framework de comunicação possui três componentes:

- Ambiente de execução no lado do cliente
- Sincronismo de dados - dados coletados serão disponibilizados no SAP
- Administração e deployment de aplicações - controle de logística de aplicações e dados assim como uma administração remota

SAP Lifecycle Management (LCM) - Gerenciamento do ciclo de vida de uma aplicação
Quando um desenvolvedor cria um código, este ato é apenas o começo de um longo processo até que este código seja disponibilizado para um ambiente produtivo. A finalidade é aplicar padrões em processos e facilitar o suporte e minimizar problemas. É comum encontrarmos apenas o versionamento de código fonte.

SAP Composite Application Framework
Quando se trata de desenvolvimento de aplicações em grandes empresas ninguém parte para o desenvolvimento a partir do zero, principalmente porque há riscos de diversas ordens (custos, prazos, etc...), o que acontece na prática é que acabamos utilizando as chamadas melhores práticas de mercado, adquirindo-se de todo cerne de negócio e apenas customizando e adequando as necessidades mais especificas da sua empresa.

Imagine que alguém tenha tido uma idéia de automatizar e melhorar processos dentro da sua empresa a pergunta é: como implementar tecnologicamente esta idéia? a parte complicada é que o cliente quer que você faça acontecer como mágica está idéia. Ou seja o seu cliente quer que isso seja tão fácil quando conectar duas caixas em um ambiente visual, desconsiderando que por baixo dessas duas caixas existem milhares, senão milhões de processos estejam acontecendo. Essa sim é uma tarefa para um Composite Application - ou seja o nosso famoso e bom SAP MII.

Espero ter esclarecido duvidas e agradeço as visitas pessoal.

    1 comentários:

    Luis_ike disse...

    Excelente blog, todos que trabalham com SAP e com Manufatura, Qualidade ou Manutenção tem que conhecer a ferramenta.
    Valeu Danilo, abraço
    Luis Henrique Silva
    SAP Senior Consultant for SCM Planning and Manufacturing and Plant Maintenance