R/3 Core - SAP ERP

Este post será muito útil para aqueles que estão iniciando no mundo SAP e ficam se perguntando "o que é PP / PM / QM ?", segue explicação:

 
Contabilidade Financeira

FI – Contabilidade Financeira
Processamento de contas, a pagar e a receber e contabilidade.

CO – Contabilidade de Custos
Fornece informações para administração, facilita a coordenação, acompanhamento e otimização de todos os processos de uma organização.

PS – Administração de Projetos
Componente para administração de projetos, destina-se ao apoio do planejamento, controle e supervisão de projetos complexos a longo prazo com objetivos definidos.

TR – Tesouraria
Administração de caixa, administração da tesouraria / administração de empréstimos, gerenciamento de riscos do mercado.

IM – Administração de Investimento
Administração de investimentos fornece informações para suportar os processos de planejamento, investimento e financiamento.

EC – Controle Empresarial
Poderoso sistema que fornece informações atualizadas e eficientes para controlar um grupo ou uma sociedade.

Logística

É utilizado para descrever funções que vão desde o apoio nas áreas de transporte, de movimentação e armazenagem de materiais até o gerenciamento estratégico de informações, não só entre as várias áreas da empresa, mas entre a empresa, fornecedores, clientes e outros agentes envolvidos.


MM – Administração de Materiais
Controla todas as fases envolvidas na administração de suprimentos e estoques no sistema, como planejamento e controle de materiais, compras, administração de estoque, administração de serviços e revisão de faturas.

SD – Vendas e Distribuição
Administra as relações comerciais de fornecimento de produtos ou prestação de serviços, realizados entre a empresa e o cliente, desde a fase de pré-vendas até a entrada de pagamento.

PP – Planejamento da Produção
Planejamento e controle das atividades de produção de uma empresa. Por exemplo, centros de trabalho, planejamento de vendas e operações, agenda de produção, planejamento de requisitos de material, administração de dados mestres e administração de ordens de produção.

PM – Manutenção
Planejamento, processamento, inspeção e a execução de tarefas de manutenção. As tarefas de manutenção incluem: reformas ou construções, limpeza, revisões e múltiplos consertos.

CS – Serviços
Componente que apóia a representação, administração e processamento de todos os serviços fornecidos aos clientes.

QM – Qualidade
Componente de aplicação de qualidade é integrado aos processos logísticos da cadeia de suprimentos. Destina-se ao planejamento, controle e inspeção da qualidade dentro da empresa.




HR - Recursos Humanos

É responsável pela administração da estrutura organizacional, recrutamento e seleção de pessoal, administração de pessoal, benefícios, administração salarial, administração de eventos de treinamento, administração da freqüência, folha de pagamento, planejamento de custos, planejamento e desenvolvimento de pessoal, sistema de informações de pessoal e apontamento de horas trabalhadas.


Abraços e até a próxima galera.

SAP MII e HTML 5 - É hora de se atualizar

Senhores hoje estarei postando um link que vale a pena a leitura e análise das melhorias na linguagem HTML para nos atualizarmos e desenvolvermos projetos com qualidade.

HTML5 - Um guia de referência para os desenvolvedores web

Quero chamar sua atenção para os novos campos em formulários

http://tableless.com.br/html5/?chapter=7

Exemplos:























Fica a dica e até a próxima...

Recomendação de Livro - O VERDADEIRO PODER - Vicente Falconi


Resenha

O livro relata, por meio de cases e exemplos onde o autor esteve diretamente envolvido, questões importantes para que uma empresa ou projeto possa se desenvolver e crescer. O texto esclarece quais são os pontos de sucesso que estão por trás do crescimento saudável e do saneamento de grandes empresas e instituições governamentais. O livro relata as experiências do autor nos anos de 1997 a 2009, período em que atuou como conselheiro em empresas como a AmBev e Sadia, além de sua atuação em projetos de gestão dos governos municipais, estaduais e federal, juntamente com a equipe de consultores do INDG.

"O PODER ESTA NA ANÁLISE DA INFORMAÇÃO PARA QUE VOCÊ POSSA TER UM CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA TOMAR AS DECISÕES CERTAS" - Falconi

Fica a dica de leitura e acredito que a frase do professor Falconi fez você lembrar de algo, correto?

Até a próxima...

Aplicações SAP MII - Novos Desenvolvimentos vs Pacotes Personalizados

Senhores o SAP MII veio para integrar o chão de fábrica e dar inteligência ao seu negócio para tomada de decisões, melhora da produção e qualidade dos produtos e já estou ficando careca de falar isso aqui no blog. (rsrsr)

Em fábricas existem diversas regras de negócios e metodologias que devem ser seguidas e o SAP MII veio para se adaptar ao seu negócio de forma simples e rápida. Antes de iniciarmos quero deixar claro que a idéia deste POST é identificar as diferenças entre novas soluções SAP MII e soluções fechadas ou personalizadas.

Novos Desenvolvimentos

O SAP MII veio para o mercado para adaptar seu negócio de forma rápida e prática podendo ser escrito suas devidas regras de negócio ser mudada rapidamente caso haja uma necessidade, integração com SAP e qualquer outro sistema, desenvolvimento de relatórios personalizados e aplicar metodologias internas com a sua cara, ou seja, uma aplicação com a cara da sua empresa que gere resultados visíveis.

São muitas as oportunidades de desenvolvimentos com a ferramenta veja o link abaixo:

SAP MII - Do problema a melhor solução

Pacotes Personalizados

Comprar ou não comprar uma aplicação fechada e que pode ser personalizada? Bom vamos lá irei começar dando um exemplo de uma aplicação de OEE e fica a sua escolha.

O objetivo de um sistema de OEE é melhorar a eficiência dos equipamentos registrando as suas quebras, produções e qualidades, um estudo sobre as taxas é possível aumentar a produção, qualidade e diminuir as quebras do equipamento.

No mercado existem diversos softwares para medir esta taxa que muito vem se falando dentro das indústrias, porém algumas perguntas devem vir na sua cabeça:
  1. Esta solução será que me atende? Preciso de uma demonstração!
  2. Ela vai estar integrada aos meus sistemas disponíveis dentro da minha fábrica? E se eu precisar pegar dados de um PI e um ERP?
  3. Quem irá dar manutenção e quanto custara esta manutenção?
Diversas são as questões que devem ser levadas em conta quando se pensar em adquirir uma solução fechada. Eu citei apenas algumas perguntinhas básicas pensando mais tecnicamente.

Geralmente em produtos de prateleira não há possibilidade de personalização do software com o seu negócio, por estes motivos essas empresas desenvolvedoras de software pensam em algo que atenda de A até Z para determinado ramo de negócio e mesmo assim nem sempre aquele produto lhe atenderá 100%, sendo necessária uma personalização da aplicação com seus devidos parâmetros e condicionais, ou então partir para uma solução nova com a cara da sua empresa e que todos conheçam as regras e possam interagir com as melhorias.

Recordando: Quero deixar claro que a idéia deste POST não é para você pensar que TUDO TEM QUE SER UM NOVO DESENVOLVIMENTO, não é isto!

Existem empresas de softwares no mercado ótimas, consolidadas e com equipes disponíveis para uma personalização com qualidade e que vão atender o seu negócio 100%. Eu quero abrir seus olhos para o que a ferramenta SAP MII proporciona e o que ela pode oferecer de melhor dentro da sua indústria.

Uma vez me fizeram a seguinte pergunta:

Tenho um sistema MES desenvolvido em Visual Basic e toda vez que preciso fazer uma atualização demora um absurdo e sempre levamos muito tempo para fazer uma alteração mínima e nem sempre acaba ficando da maneira que eu realmente quero, eu posso desenvolver o meu sistema MES em SAP MII com as mesmas funcionalidades?

A resposta é sim, claro que pode e com certeza seus gastos serão menores e você terá uma qualidade maior no seu software, facilidade de mudanças e integração com sistemas corporativos e sistemas de fábrica.

Recordando novamente: A ferramenta SAP MII não veio para substituir seus sistemas de fábrica, muito pelo contrario ela veio para ajudar você a integrar sistemas e dar inteligência ao seu negocio ajudando lhe a tomar decisões e não descartando a possibilidade de novos desenvolvimentos como de um sistema MES, OEE, CEP, etc.

Ultimamente tenho ouvido falar em soluções SAP MII como pacotes fechados ou personalizados e tenho dúvidas sobre essas notícias e você deve estar se perguntando por quê?

Projetos SAP MII não são demorados de fazer, depende muito da aplicação proposta. Comprando algo como pacote fechado e personalizado você talvez não entenda o que está por trás da cortina e uma possível mudança de regras no sistema talvez você tenha dificuldades o que não vai de encontro á ferramenta SAP MII.

Vale lembrar que não descarto a possibilidade de personalização de um determinado projeto para atender algum cliente em comum e isto para as empresas pode até ser um fator atrativo pensando comercialmente, porém devemos tomar os devidos cuidados comentados acima.

Sou a favor de novos desenvolvimentos e sistemas bem parametrizados, explicar as facilidades da ferramenta, os conectores disponíveis, suas versões, expor as melhorias, orientar o cliente do que ele pode ou não fazer e trazê-la para dentro da ferramenta de uma forma que ele possa entender e sugerir soluções.

A ferramenta esta no mercado SAP há quatro anos/meio e já se encontra muito sólida, acredito que trazer conhecimentos para o publico fabril irá aumentar a qualidade das aplicações e você poderá perceber o quanto poderoso e útil o SAP MII pode ser para você enfrentar novos desafios dentro da sua indústria.

Links sobre a compra da Lighthammer em 2005

http://www.semanainformatica.xl.pt/752/neg/300.shtml
http://europecontactcenter.blogs.com/presshit/2005/07/sap_compra_ligh.html

Fica a dica e até a próxima....

Emprego - Consultor SAP MII - Duas Vagas - BELO HORIZONTE-MG | CEVIU

Emprego - Consultor SAP MII - Duas Vagas - BELO HORIZONTE-MG | CEVIU